FIS – 1° Festival Internacional de Sombras (de 27 de abril a 03 de maio de 2014)

Este post merece que eu fale somente deste evento: o FIS – 1° Festival Internacional de Teatro de Sombras, que aconteceu de 27 de abril a 03 de maio de 2014.

Organizado pela Cia Quase Cinema, o evento proporcionou o encontro de sombristas do Brasil durante uma semana inteirinha. A Cia Quase Cinema, comemora 10 anos de fundação neste ano de 2014 e enviaram projeto para realização do 1º FESTIVAL DE TEATRO DE SOMBRAS para edital da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e foram contemplados. Fomentar, produzir e pesquisar o teatro de sombras tem sido o caminho desde a fundação, nestes 10 anos houve o surgimento de novos espetáculos de teatro de sombras onde hoje pode-se reunir um número considerável de companhias que pesquisam esta arte e realizar um festival. O festival tem como objetivo fomentar o teatro de sombras, dar visibilidade para estas companhias, criar um espaço para o encontro da produção e acalentar outras para que pesquisem este universo onírico.

Na programação estavam:

  • Cia Sombras Chinas (Espanha)
  • Cia Teatro Lumbra de Animação (Porto Alegre, RS)
  • Cia Quase Cinema (SP)
  • Cia Luzes e Lendas (SP)
  • Cia Karagowsk (Curitiba, PR)
  • Cia Sobrevento (SP)
  • Cia Tao (SP)
  • Grupo Girino (Belo Horizonte – MG);
  • Cia Tecnotropos (SP)

Fotos dos espetáculos no site da Cia Quase Cinema: http://www.ciaquasecinema.com/#!fotos-fis/cduj

Além dos espetáculos, na programação constavam Oficinas com Zhe Gomes (SP Escola de Teatro) , Sandra Vargas (Grupo Sobrevento) e com  Ronaldo e Sílvia (Cia Quase Cinema). Também estavam na programação duas palestras entre elas a minha “O trabalho do ator no Teatro de Sombras” e do Alex de Souza “Fontes de Luz”.

O Festival foi lindo, a programação era itinerante nas cidades de Taubaté e de São Luiz da Paraitinga. Aconteciam em teatros e em Escolas, algumas na roça. Isso mesmo, lá eles chamam o interior da cidade de “roça”, o que por aqui conhecemos por “colônia”. Encantador ver os alunos e professores conhecerem o teatro de sombras… cada expressão valia muito! Misto de surpresa e admiração como se não tivesse acreditando no que estavam vendo!

Os espetáculos foram dos mais variados, desde contações de histórias, espetáculos em teatros, sombras na arquitetura, contos de enganar a morte, teatro lambe-lambe com sombras, bolha luminosa e muito mais!!

E um sonho foi conhecer o Sítio do Pica Pau Amarelo, a casa do eterno Monteiro Lobato…muitas lembranças da infância. Foram momentos indescritíveis que só o coração consegue sentir!! Além, lógico de estar com pessoas queridas e amigas, foi gostoso poder conhecer novos colegas de profissão e apreciar seus trabalhos.

Seguem algumas fotos do evento:

 

E agora, o que não pode faltar, o meu MUITO OBRIGADA a todos os participantes e amigos que a cada dia me fazem crescer em conhecimento nesta arte tão linda das luzes e sombras!! E muito obrigada especial ao Ronaldo e a Sílvia, da Cia Quase Cinema por confiar no meu trabalho e por todo carinho e hospitalidade!

Publicidade

Um comentário sobre “FIS – 1° Festival Internacional de Sombras (de 27 de abril a 03 de maio de 2014)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s